Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do grupo de pesquisa interdisciplinar em Resistência Antimicrobiana da Aliança Singapura-MIT para Pesquisa e Tecnologia (SMART) desenvolveram uma ferramenta poderosa capaz de escanear milhares de amostras biológicas para detectar modificações no ácido ribonucleico de transferência (tRNA) – pequenas alterações químicas em moléculas de RNA que ajudam a controlar o crescimento das células, a adaptação ao estresse e a resposta a doenças como câncer e infecções resistentes a antibióticos.
A ferramenta abre novas possibilidades para a ciência, a saúde e a indústria – desde a aceleração da pesquisa de doenças e a viabilização de diagnósticos mais precisos até a orientação do desenvolvimento de tratamentos médicos mais eficazes para doenças como câncer e infecções resistentes a antibióticos.
A equipe de pesquisa da SMART trabalhou em colaboração com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade da Flórida e Universidade do Estado de Nova York em Albany, nos EUA; da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura; e da Universidade de Tecnologia de Lodz, na Polônia.
A equipe de pesquisa liderada pela SMART está entre as líderes mundiais na compreensão de como o epitranscriptoma – as mais de 170 modificações químicas diferentes de todas as formas de RNA – controla o crescimento de células normais e como as células respondem a mudanças estressantes no ambiente, como perda de nutrientes ou exposição a substâncias químicas tóxicas. Os pesquisadores também estão estudando como esse sistema é corrompido no câncer ou explorado por vírus, bactérias e parasitas em doenças infecciosas.
Os métodos moleculares atuais usados para estudar o epitranscriptoma expansivo e todos os milhares de diferentes tipos de RNA modificado são frequentemente lentos, trabalhosos, caros e envolvem produtos químicos perigosos, o que limita a capacidade e a velocidade da pesquisa.
Para resolver esse problema, os pesquisadores desenvolveram uma nova ferramenta que permite acessar, de modo rápido e automatizado, as modificações do tRNA — alterações moleculares que regulam como as células sobrevivem, se adaptam ao estresse e respondem a doenças. Essa capacidade permite que cientistas mapeiem redes regulatórias celulares, descubram novas enzimas e vinculem padrões moleculares a mecanismos de doenças, abrindo caminho para melhores descobertas e desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos de doenças mais precisos.
A ferramenta tem amplas aplicações em pesquisa científica, indústria e assistência médica, viabilizando estudos em larga escala sobre regulação gênica, biologia do RNA e respostas celulares a desafios ambientais e terapêuticos.
A indústria farmacêutica e de biotecnologia pode utilizá-la para a descoberta de medicamentos e triagem de biomarcadores, avaliando com eficiência como potenciais medicamentos afetam as modificações do RNA e o comportamento celular. Isso auxilia no desenvolvimento de terapias direcionadas e tratamentos médicos personalizados.
Os resultados da pesquisa, foram publicados na revista científica Nucleic Acids Research.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nucleic Acids Research (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade Federal do Rio Grande do Norte