Leitura rápida

Nova ferramenta de RNA pode ajudar a identificar marcadores de doenças e a desenvolver terapias contra o câncer e infecções resistentes a antibióticos
15 de setembro de 2025, 12:29

Fonte

Aliança Singapura-MIT para Pesquisa e Tecnologia (SMART)

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Epidemiologia, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Metabolismo, Microbiologia, Oncologia, Patologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do grupo de pesquisa interdisciplinar em Resistência Antimicrobiana da Aliança Singapura-MIT para Pesquisa e Tecnologia (SMART) desenvolveram uma ferramenta poderosa capaz de escanear milhares de amostras biológicas para detectar modificações no ácido ribonucleico de transferência (tRNA) – pequenas alterações químicas em moléculas de RNA que ajudam a controlar o crescimento das células, a adaptação ao estresse e a resposta a doenças como câncer e infecções resistentes a antibióticos.

A ferramenta abre novas possibilidades para a ciência, a saúde e a indústria – desde a aceleração da pesquisa de doenças e a viabilização de diagnósticos mais precisos até a orientação do desenvolvimento de tratamentos médicos mais eficazes para doenças como câncer e infecções resistentes a antibióticos.

A equipe de pesquisa da SMART trabalhou em colaboração com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade da Flórida e Universidade do Estado de Nova York em Albany, nos EUA; da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura; e da Universidade de Tecnologia de Lodz, na Polônia.

A equipe de pesquisa liderada pela SMART está entre as líderes mundiais na compreensão de como o epitranscriptoma – as mais de 170 modificações químicas diferentes de todas as formas de RNA – controla o crescimento de células normais e como as células respondem a mudanças estressantes no ambiente, como perda de nutrientes ou exposição a substâncias químicas tóxicas. Os pesquisadores também estão estudando como esse sistema é corrompido no câncer ou explorado por vírus, bactérias e parasitas em doenças infecciosas.

Os métodos moleculares atuais usados ​​para estudar o epitranscriptoma expansivo e todos os milhares de diferentes tipos de RNA modificado são frequentemente lentos, trabalhosos, caros e envolvem produtos químicos perigosos, o que limita a capacidade e a velocidade da pesquisa.

Para resolver esse problema, os pesquisadores desenvolveram uma nova ferramenta que permite acessar, de modo rápido e automatizado, as modificações do tRNA — alterações moleculares que regulam como as células sobrevivem, se adaptam ao estresse e respondem a doenças. Essa capacidade permite que cientistas mapeiem redes regulatórias celulares, descubram novas enzimas e vinculem padrões moleculares a mecanismos de doenças, abrindo caminho para melhores descobertas e desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos de doenças mais precisos.

A ferramenta tem amplas aplicações em pesquisa científica, indústria e assistência médica, viabilizando estudos em larga escala sobre regulação gênica, biologia do RNA e respostas celulares a desafios ambientais e terapêuticos.

A indústria farmacêutica e de biotecnologia pode utilizá-la para a descoberta de medicamentos e triagem de biomarcadores, avaliando com eficiência como potenciais medicamentos afetam as modificações do RNA e o comportamento celular. Isso auxilia no desenvolvimento de terapias direcionadas e tratamentos médicos personalizados.

Os resultados da pesquisa, foram publicados na revista científica Nucleic Acids Research.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima