Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal, vão investigar, nos próximos meses, o efeito dos incêndios florestais ocorridos em agosto sobre a fauna em nível nacional, com destaque particular para a monitorização das populações de cervídeos.
O projeto ‘Mapear para Proteger!’ inclui o lançamento de uma plataforma digital aberta ao público, que permitirá aos cidadãos registar observações e, assim, contribuir para o estudo do impacto do fogo na floresta e nos animais.
“No caso particular da Serra da Lousã, e apesar desta zona já ter sido afetada por incêndios anteriormente, este ano, a área queimada é bastante extensa, o que implica um reforço na monitorização. Este ano, vamos alargar a área de monitorização, englobando tanto as áreas afetadas pelos incêndios, como as não queimadas, no sentido de perceber as consequências deste fenômeno no comportamento e movimentação dos cervídeos presentes na serra”, explicou a Dra. Joana Alves, pesquisadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da FCTUC e responsável pelo projeto.
Além dos registos da população, os pesquisadores vão recorrer a pontos de observação, fotoarmadilhas e gravadores de áudio distribuídos por várias zonas da serra. Esta estratégia permitirá perceber se os animais estão regressando às áreas queimadas ou se estão se movimentando para territórios adjacentes.
Os pesquisadores alertam que os incêndios podem ter um impacto relevante nas populações selvagens, reforçando a importância do estudo para compreender a resiliência da fauna e a capacidade dos ecossistemas em manter e recuperar o equilíbrio ecológico.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Coimbra.