Notícia com publicação científica
Glicemia na chegada ao hospital pode indicar gravidade do infarto
Diferença entre glicemia medida no momento do acesso ao hospital e o valor médio estimado com base na hemoglobina glicada pode revelar o risco de dano cardíaco, mesmo em pacientes sem diabetes
LightField Studios via Shutterstock
21 de agosto de 2025, 17:56

Fonte

José Luiz Guerra, Unifesp

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Atenção Primária, Biomedicina, Cardiologia, Endocrinologia, Enfermagem, Epidemiologia, Hematologia, Medicina Intensiva, Urgência e Emergência

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores avaliaram 244 pacientes com infarto agudo do miocárdio atendidos por hospitais públicos da cidade de São Paulo para verificar a associação entre o delta glicêmico –  a diferença entre a glicemia medida na admissão hospitalar e o valor médio estimado através da hemoglobina glicada – e o grau de dano cardíaco.

A associação foi estatisticamente significativa e se manteve mesmo após ajustes por outras variáveis clínicas e metabólicas, indicando que, quanto maior a hiperglicemia de estresse, maior o grau de fibrose miocárdica e pior a função cardíaca, independentemente de o paciente ser diabético, pré-diabético ou sem diagnóstico prévio.

Os pesquisadores destacaram que a monitorização glicêmica precoce, assim que o paciente chega ao hospital, pode orientar condutas terapêuticas e estratégias de acompanhamento pós-infarto.

Foco do Estudo

Avaliar, por meio de estudo clínico, se o valor do ‘delta glicêmico’ de um paciente com infarto do miocárdio admitido em um hospital pode ser associado ao dano cardíaco.

Estudo

Mesmo em pessoas sem diabetes, o delta glicêmico elevado sinaliza maior risco de sequelas cardíacas

Dr. Francisco Antonio Fonseca, professor de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)

Resultados

Controlar a glicemia em pacientes com infarto não é apenas uma questão metabólica. É uma estratégia de proteção cardíaca.

Dr. Francisco Antonio Fonseca, professor de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima