Nova tecnologia de biopolímero viabiliza reconstrução de tecidos sem sutura e com melhor cicatrização
Nova tecnologia pode melhorar substancialmente a fixação cirúrgica de tecidos

Divulgação, Tissium

Polímero biocompatível (substância azul semelhante a um gel na ilustração) se adapta aos tecidos e uma câmara impressa em 3D (tubo transparente no centro)

5 de agosto de 2025, 17:20

Fonte

Zach Winn, MIT News

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biomateriais, Biomecânica, Biotecnologia, Cirurgia, Engenharia Biomédica, Engenharia de Tecidos, Impressão 3D, Medicina

Compartilhar

Resumo

Uma nova tecnologia baseada em polímeros flexíveis e biocompatíveis pode mudar a fixação de tecidos durante procedimentos cirúrgicos, aumentando a efetividade do procedimento, reduzindo a dor e evitando a agressividade de procedimentos como sutura, grampeamento, uso de malhas ou adesivos.

A tecnologia foi aprovada recentemente pela agência FDA nos EUA para a reparação de nervos periféricos, e novos estudos clínicos pretendem aumentar a gama de aplicações para tecidos cardiovasculares, paredes abdominais ou mesmo hérnias.

Isso não só pode ser usado para fixação de tecidos em toda a medicina, como também podemos aproveitar o método de impressão 3D para fabricar todos os tipos de dispositivos médicos implantáveis a partir da mesma plataforma polimérica. Nossos polímeros são programáveis, então podemos programar a degradação, as propriedades mecânicas, e isso pode abrir caminho para outros avanços empolgantes em dispositivos médicos com novas capacidades

Dr. Jeff Karp, cofundador da Tissium

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Ex-pesquisadora do Programa MIT Portugal, cofundadora e CINO da Tissium
Ex-pesquisador do MIT e cofundador da Tissium

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima