
Divulgação, Universidade da Carolina do Norte em Chapell Hill
Fonte
Dave DeFusco, Departamento de Química da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em uma parceria universidade-empresa de sucesso, um pequeno dispositivo portátil que usa espectrometria de massas está ajudando a identificar drogas ilícitas em mais de 55 países.
Combinando dessorção térmica, ionização química e espectrometria de massas em tandem, o dispositivo pode detectar centenas de analitos em níveis residuais, incluindo drogas ilícitas, como fentanil, explosivos e outras ameaças.
Um novo espectrômetro de massas portátil – chamado MX908 – está sendo utilizado nos Estados Unidos e em vários países para combater a crise do fentanil e detectar ameaças químicas em fronteiras e comunidades locais.
A tecnologia começou a ser desenvolvida no Departamento de Química da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill pelo professor J. Michael Ramsey, especialista e pioneiro em microfluídica, e chegou a um produto comercial sob a liderança de um pequeno grupo de fundadores da empresa 908 Devices, incluindo o Dr. Kevin Knopp, cofundador e CEO da empresa.
Transformar um protótipo acadêmico em um dispositivo de campo robusto não foi tarefa fácil. “Tivemos que trabalhar em todos os componentes: sistemas de bombeamento, eletrônicos, embalagem. Depois, tivemos que reunir tudo isso em um formato alimentado por bateria e pronto para uso em campo”, destacou o Dr. Kevin Knopp.
O MX908 combina dessorção térmica, ionização química e espectrometria de massas em tandem para detectar centenas de analitos em níveis residuais, incluindo drogas ilícitas, como fentanil, explosivos e outras ameaças. Os usuários colocam uma amostra colhida sob uma tampa, onde ela é aquecida e analisada. Os resultados aparecem em menos de um minuto. Mas o que o torna revolucionário é a interface com o usuário.
A maioria dos nossos clientes nem sabe que há espectrometria de massas na caixa. Eles veem o nome de um composto e orientações para o próximo passo
O MX908 já está implantado em mais de 55 países e é usado por agências que vão do Departamento de Segurança Pública do Texas à Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, e até mesmo pela alfândega na Romênia. “Temos cerca de 600 contas em todo o mundo e quase 3.000 espectrômetros de massa em campo”, disse o empreendedor. “É incrível ver isso passar de uma ideia de laboratório para uma ferramenta global de segurança pública.”
No Texas, onde as mortes por fentanil aumentaram 158% entre 2020 e 2023, o dispositivo se tornou essencial. “Ele fornece uma resposta de nível laboratorial em campo”, disse o Dr. Kevin Knopp. “Seja um policial, bombeiro ou funcionário da sala de correspondência, eles precisam de resultados imediatos e precisos para tomar decisões críticas.”
A parceria universidade-empresa reuniu uma rara combinação de pontos fortes: a engenhosidade científica e o impulso empreendedor de professores, a expertise empresarial e a liderança operacional da equipe da 908 Devices, e a orientação e o suporte em propriedade intelectual do escritório de comercialização da universidade. Essa combinação criou uma base sólida não apenas para um lançamento bem-sucedido, mas para um impacto em longo prazo.
Segundo o CEO, a missão da 908 Devices é clara: equipar os profissionais da linha de frente com ferramentas de análise química rápidas, confiáveis e robustas: “A crise do fentanil é uma emergência nacional. Mas isso se estende também às ameaças nacionais e militares”.
Olhando para o futuro, o executivo prevê crescimento contínuo. “A necessidade é enorme. De gases traço a carcinógenos que afetam os bombeiros, estamos desenvolvendo ferramentas que podem proteger vidas”, concluiu.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (em inglês).
Notícias relacionadas

Pontifícia Universidade Católica do Chile