Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Com o objetivo de fortalecer o debate global sobre práticas agrícolas sustentáveis e a importância do solo saudável para a segurança alimentar, o Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa de Carbono do Solo (LAC Soil Carbon 2025) reuniu mais de 360 participantes de 23 países, entre os dias 25 e 28 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi uma das instituições organizadoras do evento, ao lado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ da USP (ESALQ-USP), Associação Rede ILPF, INCT-ABC, com coorganização da iniciativa internacional ‘4 per 1000’ e do Consórcio Internacional de Pesquisa de Carbono do Solo (IRC).
O evento deu foco ao carbono do solo como elemento-chave para a produção agropecuária e o enfrentamento das mudanças climáticas. O simpósio proporcionou a troca de experiências entre cientistas, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil, agricultores e empreendedores de diversos continentes.
Delegações de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá, México, Argentina, África do Sul, Irã, Gana, Tanzânia, entre outros, participaram do encontro, que consolidou o Brasil como uma referência internacional em práticas regenerativas e no estudo do carbono do solo.
“Reunimos pesquisadores, agricultores, estudantes e representantes de governos de todo o mundo para discutir um tema central para o nosso futuro: o solo. A regeneração e o uso inteligente do carbono no solo são pilares para uma agricultura mais sustentável, produtiva e resiliente à mudança climática. Este simpósio foi um divisor de águas na agenda internacional, e o próximo encontro, que já está confirmado para setembro, será em Berlim, ampliando ainda mais essa rede global de cooperação científica”, destacou Ryan Rodrigues, mestrando em Agronegócio na UFG e coordenador-geral do simpósio.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de Goiás.