Leitura rápida

Em Portugal, CIIMAR liderou expedição à maior montanha submarina europeia
1 de julho de 2025, 16:06

Fonte

Eunice Sousa, CIIMAR

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Ecologia, Geociências, Geografia, Monitoramento Ambiental, Oceanografia, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) liderou, no mês de junho, uma expedição ao mar profundo na área do monte submarino Gorringe, a maior montanha submarina portuguesa e europeia.

A campanha, realizada no âmbito do projeto europeu TwinDEEPS, integrou uma equipe de nove pesquisadores, seis dos quais do CIIMAR, que utilizaram um veículo subaquático operado remotamente (ROV).

A viagem a bordo do navio de pesquisa NIOZ RV Pelagia, do Royal Netherlands Institute for Sea Research (NIOZ, dos Países Baixos), partiu do porto de Las Palmas para o Monte Gorringe no dia 3 de junho. A expedição foi finalizada no dia 16 de junho, no Terminal do Porto de Leixões.

O mar profundo representa 98% da Zona Econômica Exclusiva Portuguesa, sendo uma área de grande relevância para a Estratégia Nacional para o Mar 2030, que pretende equilibrar o desenvolvimento econômico e social com a sustentabilidade dos recursos marinhos nacionais.

Já o projeto TwinDEEPS tem como principal objetivo alavancar a capacidade de pesquisa nacional na área da exploração e observação em mar profundo, ligando o CIIMAR a três centros internacionais de excelência : o norueguês IMR, o NIOZ dos Países Baixos e o AWI, da Alemanha.

O projeto TwinDEEPS visa capacitar uma nova geração de pesquisadores e gestores de ciência altamente qualificados, com impacto no compartilhamento e transferência de conhecimento e de tecnologia avançada entre as instituições parceiras.

“Nos últimos anos houve um grande esforço por parte da comunidade científica para estudar este banco submarino. Esta campanha vem complementar esse trabalho, focando-se nas zonas mais profundas do Gorringe (entre os 500 e os 3000 metros de profundidade), implementando uma abordagem multidisciplinar que recorreu à mais avançada tecnologia de exploração e observação oceânica dos dois países”, destacou a Dra. Joana Xavier, pesquisadora do CIIMAR e coordenadora do projeto TwinDEEPS.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora do CIIMAR e coordenadora do projeto TwinDEEPS

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima