Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em um estudo publicado na revista científica Plant Biotechnology Journal, pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, descreveram como utilizaram a tecnologia de edição genética CRISPR-Cas9 para alterar características da aveia (Avena sativa L.) pela primeira vez.
Os pesquisadores afirmaram que a técnica pode levar a melhorias mais rápidas e eficientes para a produção da aveia do que as obtidas com o melhoramento genético tradicional e ajudar os produtores a lidar melhor com os desafios climáticos.
“Usando [a tecnologia] CRISPR-Cas9, conseguimos realizar alterações genéticas muito específicas na aveia, o que tradicionalmente levaria anos para ser alcançado por meio do melhoramento convencional”, disse o Dr. Jaswinder Singh, professor do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade McGill e líder do estudo.
“Nosso método não apenas acelera o processo de melhoramento, como também nos permite evitar a introdução de DNA estranho nas plantas, tornando-as mais seguras e aceitáveis para os consumidores”, continuou o professor.
Os pesquisadores se concentraram em genes relacionados a características-chave da aveia, como o desenvolvimento da panícula (o arranjo das cabeças das sementes), a maturidade da planta e o teor da fibra solúvel beta-glucana, conhecida por seus benefícios à saúde.
Entre os resultados mais promissores está a criação de um novo fenótipo vegetativo: as plantas cresceram de forma diferente, com potencial para produzir maiores rendimentos de forragem ou alimento para animais.
Os pesquisadores também identificaram plantas de aveia com períodos de floração alterados, sugerindo a possibilidade de que variedades de aveia possam ser cultivadas para amadurecer mais cedo ou mais tarde, dependendo das necessidades do agricultor e do clima local.
Agora, os pesquisadores pretendem explorar ainda mais outras características, como resistência a doenças e tolerância ao estresse, e testar a aveia geneticamente editada em condições de campo.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Plant Biotechnology Journal (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade McGill (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade de Nova Gales do Sul
Jornal da USP