Estudo transforma resíduos de açaí e castanha-do-Pará em biochar
Através da pirólise, resíduos dos produtos amazônicos são transformados em carvão vegetal

Modificado de Wikimedia Commons

Castanha-do-Pará e Acaí

9 de junho de 2025, 16:25

Fonte

Camila Caetano, Portal da Ciência/UFLA

Publicação Original

Áreas

Agroecologia, Carbono, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Usando pirólise, pesquisadores transformaram resíduos agroindustriais de produtos da Amazônia em carvão vegetal, uma fonte de energia renovável.

Com alto potencial energético, resíduos de açaí e de castanha-do-Pará podem passar de restos agroindustriais que são desperdiçados para significativos geradores de biochar, uma opção para substituir combustíveis fósseis.

O biochar também pode ser incorporado ao solo para melhorar sua fertilidade e capacidade de retenção de água, além de funcionar como sumidouro de carbono.

A valorização da biomassa amazônica, por meio da produção de biochar, aponta para um caminho promissor na luta contra as mudanças climáticas. Ao transformar resíduos em recursos, a ciência está ajudando a construir um futuro mais sustentável para a Amazônia e para o mundo

Ianca Oliveira Borges, em Engenharia de Biomateriais na UFLA

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutoranda em Engenharia de Biomateriais na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima