Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Cientistas liderados pelo Dr. Soheil Saeedi e pelo Dr. Jürg H. Beer, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, demonstraram, pela primeira vez, que bactérias intestinais e seus metabólitos podem acelerar o envelhecimento dos vasos sanguíneos e desencadear doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado na revista científica Nature Aging.
O intestino humano possui até 90 trilhões de bactérias residentes, que processam os alimentos ingeridos em produtos metabólicos.
Considerando dados de mais de 7.000 indivíduos saudáveis com idades entre 18 e 95 anos, bem como um modelo murino de envelhecimento cronológico, os pesquisadores descobriram que o produto da degradação do aminoácido fenilalanina – ácido fenilacético – se acumula com a idade.
Em diversas séries de experimentos, a equipe do professor Scheil Saeedi conseguiu comprovar que o ácido fenilacético leva à senescência das células endoteliais – quando as células que revestem o interior dos vasos sanguíneos não proliferam, secretam moléculas inflamatórias e exibem o fenótipo de envelhecimento. Como resultado, os vasos enrijecem e sua função é prejudicada.
Ao realizar uma análise bioinformática abrangente do microbioma de camundongos e humanos, os pesquisadores conseguiram identificar a bactéria Clostridium sp.ASF356, que é capaz de processar fenilalanina em ácido fenilacético. Quando os pesquisadores colonizaram camundongos jovens com essa bactéria, eles logo apresentaram níveis aumentados de ácido fenilacético e sinais de envelhecimento vascular.
No entanto, quando as bactérias foram eliminadas com antibióticos, a concentração de ácido fenilacético no corpo dos animais diminuiu. “Assim, conseguimos demonstrar que as bactérias intestinais são responsáveis pelo aumento dos níveis [do ácido fenilacético]”, explicou o pesquisador.
No entanto, o microbioma intestinal também produz substâncias benéficas para a saúde vascular. Ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato, produzidos pela fermentação de fibras alimentares e polissacarídeos no intestino, atuam como agentes rejuvenescedores naturais. O grupo de pesquisa utilizou experimentos in vitro para demonstrar que a adição de acetato de sódio pode restaurar a função de células endoteliais vasculares envelhecidas. Ao analisar as bactérias intestinais, eles descobriram que o número de bactérias que produzem esses agentes rejuvenescedores diminui com a idade.
“O processo de envelhecimento do sistema cardiovascular pode, portanto, ser regulado pelo microbioma”, disse o Dr. Saeedi. O farmacologista e sua equipe estão agora investigando qual dieta tem uma influência positiva na complexa interação entre bactérias e a saúde vascular em humanos.
Fibras alimentares e alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias estimulam a ‘fonte da juventude’ do corpo. Em contrapartida, a ingestão de alimentos e bebidas ricos em fenilalanina – como carne vermelha, laticínios e certos adoçantes artificiais – deve ser limitada para retardar o envelhecimento vascular.
Os pesquisadores também estão trabalhando em maneiras de reduzir o ácido fenilacético no corpo por meio de medicamentos. Tentativas iniciais de conter a formação de ácido fenilacético com a ajuda de bactérias geneticamente modificadas têm se mostrado promissoras.
Também participaram do estudo pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurique), Hospital Universitário de Zurique, Universidade de Lausanne, Hospital Universitário de Lausanne e Universidade da Suíça Italiana, na Suíça; do King’s College London, no Reino Unido; e da Universidade de Milão, Universidade de Turim e Universidade de Pádua, na Itália.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Aging (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Zurique (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade de Sydney