Leitura rápida

Vacina trivalente da gripe produzida no Instituto Butantan protege contra vírus influenza circulantes
14 de maio de 2025, 18:35

Fonte

Camila Neumam, Instituto Butantan

Publicação Original

Áreas

Assuntos Regulatórios, Biologia, Biomedicina, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Microbiologia, Vacinas, Vigilância Sanitária, Virologia

Compartilhar

Resumo

A vacina trivalente da gripe produzida pelo Instituto Butantan e indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade é capaz de proteger contra os principais vírus influenza circulantes no país em 2025.

A vacina protege contra casos sintomáticos, hospitalizações e mortes pela doença e é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente para grupos prioritários.

A composição do imunizante segue a formulação determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano recomendou o uso de vacinas trivalentes da gripe, em vez de quadrivalentes.

A vacina da gripe é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus. A própria OMS monitora continuamente os vírus influenza circulantes nos hemisférios Norte e Sul e consegue estimar, por meio de vigilância epidemiológica, quais serão as cepas que vão predominar no ano seguinte. Essa informação é repassada para os fabricantes de vacinas, que atualizam seus produtos com as cepas recomendadas pelo órgão. Geralmente, são indicadas duas cepas de influenza A e uma de influenza B.

“A vacina da gripe trivalente produzida pelo Butantan para a campanha deste ano é composta pelos vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria). Essas são as cepas de gripe que mais tendem a circular nos hemisférios Norte e Sul em 2025, segundo a OMS”, explicou a Dra. Carolina Barbieri, gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Instituto Butantan.

A recomendação das agências regulatórias americana (FDA) e europeia (EMA) indica que as vacinas trivalentes são capazes de conferir a mesma proteção das quadrivalentes, já que a composição desta contém uma cepa que não circula e que, portanto, não faria diferença para os imunizados.

“Neste momento epidemiológico podemos dizer que a vacina trivalente protege tanto quanto a quadrivalente, pois a quarta cepa não circula neste momento no Brasil. Atualmente quem tomar a vacina trivalente ou a quadrivalente da gripe terá a mesma proteção porque as cepas circulantes são as mesmas”, destacou a Dra. Carolina Barbieri.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Instituto Butantan

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima