Leitura rápida

Pesquisadores identificam combinação promissora de inibidores para subtipos de leucemia difíceis de tratar
14 de maio de 2025, 17:50

Fonte

Penn Today, Universidade da Pensilvânia

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Hematologia, Imunologia, Medicina de Precisão, Microbiologia, Oncologia

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA, juntamente com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade de Helsinque, na Finlândia, identificou uma estratégia promissora para superar a resistência ao tratamento na leucemia mieloide aguda (LMA), uma das formas mais agressivas de câncer no sangue.

A LMA ocorre quando a medula óssea produz quantidades substanciais de glóbulos brancos anormais. A terapia de diferenciação, um tratamento contra o câncer que estimula as células cancerígenas a se tornarem menos agressivas, reduzindo ou interrompendo sua proliferação, é curativa para o subtipo de leucemia promielocítica aguda (LPA) da LMA, mas não para os outros oito subtipos sem LPA.

A nova combinação de inibidores da histona desmetilase LSD1 e da glicogênio sintase quinase 3 (GSK-3) induz a diferenciação terminal para o tratamento de subtipos humanos sem LPA da LMA.

“Essas descobertas apresentam um novo caminho potencial para a terapia de diferenciação em subtipos de LMA que resistiram a tais abordagens. Este estudo fornece uma justificativa convincente para testar a inibição dupla de LSD1 e GSK-3 como técnica terapêutica para humanos com subtipos de LMA não LPA, oferecendo esperança de melhores resultados para esta doença”, destacou o Dr. M. Andrés Blanco, professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia.

Os resultados foram publicados recentemente na revista científica Nature.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima