Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA, juntamente com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade de Helsinque, na Finlândia, identificou uma estratégia promissora para superar a resistência ao tratamento na leucemia mieloide aguda (LMA), uma das formas mais agressivas de câncer no sangue.
A LMA ocorre quando a medula óssea produz quantidades substanciais de glóbulos brancos anormais. A terapia de diferenciação, um tratamento contra o câncer que estimula as células cancerígenas a se tornarem menos agressivas, reduzindo ou interrompendo sua proliferação, é curativa para o subtipo de leucemia promielocítica aguda (LPA) da LMA, mas não para os outros oito subtipos sem LPA.
A nova combinação de inibidores da histona desmetilase LSD1 e da glicogênio sintase quinase 3 (GSK-3) induz a diferenciação terminal para o tratamento de subtipos humanos sem LPA da LMA.
“Essas descobertas apresentam um novo caminho potencial para a terapia de diferenciação em subtipos de LMA que resistiram a tais abordagens. Este estudo fornece uma justificativa convincente para testar a inibição dupla de LSD1 e GSK-3 como técnica terapêutica para humanos com subtipos de LMA não LPA, oferecendo esperança de melhores resultados para esta doença”, destacou o Dr. M. Andrés Blanco, professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia.
Os resultados foram publicados recentemente na revista científica Nature.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Pensilvânia (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade Federal do Rio de Janeiro