Notícia com publicação científica
Distúrbios de linguagem identificados em avaliação fonoaudiológica podem ajudar a detectar precocemente a afasia progressiva primária
Pesquisadores aplicaram a ‘Bateria Montreal Toulouse de Avaliação e Linguagem’ em um estudo clínico com 87 pacientes
karlyukav via Freepik
12 de abril de 2025, 11:12

Fonte

Maria Fernanda Ziegler, Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Cuidados Paliativos, Epidemiologia, Fonoaudiologia, Medicina, Neurociências, Neurologia, Psiquiatria, Saúde do Idoso, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

Dentre todos os tipos de demência, e a afasia primária progressiva é um deles, o diagnóstico precoce sempre é importante, na expectativa de que as intervenções terapêuticas possam retardar o aparecimento de sintomas mais graves da doença neurodegenerativa.

Em um estudo clínico com 87 pacientes, pesquisadores analisaram a eficácia de um teste fonoaudiológico completo – a chamada Bateria Montreal Toulouse de Avaliação e Linguagem – na detecção da afasia primária progressiva, comparando resultados de um grupo controle de indivíduos saudáveis e de um grupo intervenção, onde os pacientes foram diagnosticados neurologicamente com afasia primária progressiva.

Os pesquisadores identificaram diferenças no processamento da linguagem nos pacientes com afasia primária progressiva, que devem ser monitoradas e podem ajudar a compreender melhor como estratégias compensatórias que auxiliam na comunicação podem ser implementadas.

Foco do Estudo

Avaliar comparativamente a resposta de pessoas com demência do tipo afasia primária progressiva a um teste fonoaudiológico completo, com vistas ao diagnóstico precoce da doença.

Por que é importante?

Estudo

A possibilidade de diagnosticarmos precocemente e com mais precisão é uma ótima notícia, pois, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais lenta tende a ser progressão da doença. Quanto mais precoce for a reabilitação, maior a chance de o paciente conseguir manter as habilidades comunicativas, de fala, leitura e escrita, por mais tempo

Dra. Karin Zazo Ortiz, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima