
Dayana Nascimento Carvalho
Tucanuçu
Fonte
Marco Cavalcanti, Portal Comunica UFU
Publicação Original
Áreas
Resumo
Pesquisadores analisaram dois espaços verdes em Uberlândia/MG, anteriormente restaurados, e observaram a diversidade e a abundância de espécies na vegetação e sua atratividade para a fauna, em especial para aves.
Os pesquisadores destacaram que a manutenção e a recuperação adequadas de áreas verdes urbanas não só preservam rios e riachos como também garantem a diversidade de aves, importantes sob vários aspectos ecológicos.
Foco do Estudo
Estudo
Um estudo recente, publicado na revista científica Diversity, analisou os efeitos da vegetação nas comunidades de aves e nas interações entre aves e plantas em duas áreas ribeirinhas urbanas de Uberlândia que foram reflorestadas visando a restauração ecológica.
O estudo foi desenvolvido durante o mestrado da bióloga Dayana Nascimento Carvalho na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação do Dr. Kleber Del-Claro, professor do Instituto de Biologia da UFU, e com a participação do Dr. Eduardo Calixto, professor da Universidade da Flórida, nos EUA
Os pesquisadores observaram que a diversidade e a abundância de espécies na vegetação e sua composição nativa, além de sua atratividade para a fauna, formam um corredor ecológico fundamental para o aumento do número de aves.
De acordo com o professor Kleber Del-Claro, a manutenção e recuperação da vegetação não só preserva as margens de rios e riachos contra o desmoronamento, assoreamento e inundações, mas também atrai espécies da fauna, como os passarinhos. O Brasil, por sinal, é o terceiro país com maior diversidade de aves.
“Só uma espécie de beija-flor é capaz de comer 400 pernilongos por dia!”, exemplificou o professor. “Então, você tem uma ideia do impacto desses animais para o nosso bem-estar humano e social, além da beleza, além do bem-estar que eles trazem”, continuou o professor.
Entre janeiro e outubro de 2019, foram analisadas áreas verdes do Praia Clube – espaço privado que margeia um trecho do Rio Uberabinha – e do Parque Linear Rio Uberabinha, em Uberlândia, totalizando 58,6 hectares. Os dois espaços já haviam sido restaurados anteriormente. Os pesquisadores identificaram as espécies vegetais e de aves existentes nesses espaços.
Na prática, essa pesquisa prova, demonstra cabalmente, que o reflorestamento, a preservação das margens dos rios, dos riachos que nós temos, recupera a biodiversidade, traz de volta as espécies animais, as espécies vegetais, para o nosso convívio
Resultados
Das 98 espécies de plantas registradas pela pesquisa nas duas áreas, existiam plantas nativas do cerrado, plantas nativas não regionais (de outro bioma do Brasil) e plantas exóticas, ou seja, de outros países. A restauração foi realizada principalmente com plantas que têm suas sementes dispersas por animais (zoocoria), dispersas por aves (ornitocoria) e dispersas pelo vento (anemocoria).
A interação entre aves e plantas, como a alimentação por meio de flores, frutos, néctar e sementes, foram registradas por meio de fotografias. As imagens e as conclusões apresentadas pelos pesquisadores mostram a importância do planejamento nas restaurações ecológicas para a manutenção e expansão da biodiversidade vegetal e das aves.
A preservação destas áreas verdes para as cidades têm sua importância em dimensões mais amplas, tanto na funcionalidade destes ecossistemas para a biodiversidade e conservação de espécies destacadas neste estudo, quanto pela formação de ilhas de frescor urbanas essenciais para a saúde da população humana e da fauna, atenuando, assim, os efeitos microclimáticos urbanos e seus desdobramentos para as mudanças climáticas futuras
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Diversity (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Portal Comunica UFU.
Leia também:
Jornal da Unesp
Universidade Federal de São Paulo