Leitura rápida

Estudo inédito vai analisar produção do queijo minas artesanal da região do Serro
9 de abril de 2025, 19:45

Fonte

Laís Naves, Portal da Ciência, UFLA

Publicação Original

Áreas

Indústria Alimentícia, Laticínios, Microbiologia, Qualidade dos Alimentos, Zootecnia

Compartilhar

Resumo

O queijo minas artesanal das regiões do Serro, Alto Parnaíba, Serra da Canastra e Serra do Salitre, em Minas Gerais, é produzido a partir do leite de vaca cru integral, coalho, sal e um fermento natural retirado do soro do queijo. O fermento – chamado pingo – contém um conjunto de bactérias lácticas específicas de cada região.

Agora, um estudo inédito liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quer acompanhar todos os detalhes da produção do queijo minas artesanal da região do Serro. O estudo conta ainda com pesquisadores da Emater e da Epamig e também com a participação de 30 produtores locais.

Os pesquisadores vão analisar a evolução dos microrganismos responsáveis por suas características únicas e também a saúde do rebanho leiteiro, fundamental para a qualidade da matéria-prima.

Com o estudo, os pesquisadores esperam compreender o papel dos microrganismos ao longo do amadurecimento do laticínio, bem como ajudar a preservar a identidade do queijo minas do Serro. A pesquisa deve melhorar a rastreabilidade do produto e indicar melhorias para a produção artesanal.

“Esta é uma pesquisa pioneira que ajuda a valorizar uma tradição do Estado que faz parte da rotina das famílias, fornecendo elementos para fortalecer a agricultura familiar e aumentar a rentabilidade do produtor, já que traz elementos que reforçam a identidade do produto da região. Além disso, vale lembrar que o Serro é a maior região produtora de queijo minas artesanal do Estado e com maior tradição, já que o queijo é produzido na região há aproximadamente 300 anos”, destacou a Dra. Elaine Maria Seles Dorneles, professora do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA e coordenadora do estudo na universidade.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima