Leitura rápida

Estudo inédito vai analisar produção do queijo minas artesanal da região do Serro

Fonte

Laís Naves, Portal da Ciência, UFLA

Publicação Original

Áreas

Indústria Alimentícia, Laticínios, Microbiologia, Qualidade dos Alimentos, Zootecnia

Compartilhar

Resumo

O queijo minas artesanal das regiões do Serro, Alto Parnaíba, Serra da Canastra e Serra do Salitre, em Minas Gerais, é produzido a partir do leite de vaca cru integral, coalho, sal e um fermento natural retirado do soro do queijo. O fermento – chamado pingo – contém um conjunto de bactérias lácticas específicas de cada região.

Agora, um estudo inédito liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quer acompanhar todos os detalhes da produção do queijo minas artesanal da região do Serro. O estudo conta ainda com pesquisadores da Emater e da Epamig e também com a participação de 30 produtores locais.

Os pesquisadores vão analisar a evolução dos microrganismos responsáveis por suas características únicas e também a saúde do rebanho leiteiro, fundamental para a qualidade da matéria-prima.

Com o estudo, os pesquisadores esperam compreender o papel dos microrganismos ao longo do amadurecimento do laticínio, bem como ajudar a preservar a identidade do queijo minas do Serro. A pesquisa deve melhorar a rastreabilidade do produto e indicar melhorias para a produção artesanal.

“Esta é uma pesquisa pioneira que ajuda a valorizar uma tradição do Estado que faz parte da rotina das famílias, fornecendo elementos para fortalecer a agricultura familiar e aumentar a rentabilidade do produtor, já que traz elementos que reforçam a identidade do produto da região. Além disso, vale lembrar que o Serro é a maior região produtora de queijo minas artesanal do Estado e com maior tradição, já que o queijo é produzido na região há aproximadamente 300 anos”, destacou a Dra. Elaine Maria Seles Dorneles, professora do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA e coordenadora do estudo na universidade.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima