Notícia com publicação científica
Estudo analisou resiliência das florestas tropicais nas Américas frente às mudanças climáticas
Estudo envolvendo mais de 100 cientistas e publicado na revista Science teve participação significativa de pesquisadores brasileiros.

Wikimedia Commons

Floresta Amazônica no Equador

5 de abril de 2025, 14:28

Fonte

Johnny von Einem, Universidade de Adelaide

Publicação Original

Áreas

Botânica, Ciência Ambiental, Ecologia, Engenharia Florestal, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Modelagem Climática, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Em um estudo multicêntrico que envolveu mais de uma centena de pesquisadores globalmente, com a participação de 36 pesquisadores basileiros, foram analisados dados de 415 lotes florestais permanentes desde o México até o sul do Brasil para entender como as florestas tropicais estão se comportando em relação às mudanças climáticas.

Considerando características funcionais de mais de 250.000 árvores, os pesquisadores observaram que as florestas mudaram muito lentamente nos últimos 40 anos – na verdade, mudaram em menos de 8% do que seria necessário para acompanhar as mudanças no clima.

As descobertas podem ajudar a construir estratégias de conservação e ordenar políticas públicas.

Foco do Estudo

Analisar como as florestas tropicais já estão respondendo às mudanças climáticas e as perspectivas de longo prazo.

Por que é importante?

Estudo

Devido à rapidez com que as mudanças climáticas estão alterando os padrões de temperatura e precipitação, as comunidades de árvores estão respondendo muito lentamente para permanecer em equilíbrio com seu ambiente

Dr. Sami Rifai, professor da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Adelaide e coautor do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Leia também:

Rolar para cima