
Ribamar Neto, UFC
Modelo SenseAir conta com webcam para contagem automática de veículos
Fonte
Sérgio de Sousa, Agência UFC
Publicação Original
Áreas
Resumo
Com a pretensão de tornar mais simples e acessível a coleta e análise de dados de poluição em cidades, pesquisadores estão desenvolvendo um equipamento portátil e de baixo custo para captura de dados, integrado à uma plataforma web de análise e visualização dos resultados.
Já testado em versões anteriores em bairros de Fortaleza/CE, o equipamento agora está em sua versão 6.0, que incorpora captura de dados de outros poluentes em relação aos originais, incluindo compostos orgânicos voláteis.
Foco do Estudo
Estudo
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um equipamento de baixo custo capaz de capturar dados de poluição atmosférica e de variáveis meteorológicas em ambientes internos e externos.
O protótipo, iniciado em parceria com a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., já foi testado para identificar a poluição nos bairros Meireles e Aldeota, em Fortaleza, e segue em aperfeiçoamento.
A expectativa é de que o modelo permita, em breve, a geração de mapas de poluição para toda a cidade de Fortaleza e possa ser aplicado em outras cidades.
O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores da UFC – chamado nas primeiras versões de Sensenet – poderá ser uma solução para o desafio de medição de poluentes em diferentes locais, dada a sua portabilidade.
Além disso, a inovação também pode ter impacto no quesito custo: enquanto o Sensenet custa cerca de R$ 1.200, estações robustas de monitoramento contínuo da qualidade do ar podem custar entre R$ 90 mil e 160 mil.
O protótipo, em sua terceira versão quando foi testado, realizou as medições em 11 pontos diferentes, sendo calibrado com equipamentos de referência, de maior custo, para que sua eficácia fosse verificada.
Essa estratégia [de coleta de grandes volumes de dados de poluentes] pode ser de grande ajuda para a gestão urbana no sentido de fornecer dados confiáveis e em tempo real, visando políticas públicas mais assertivas e voltadas para o real problema com base nas evidências
Resultados
O Sensenet capturou dados de temperatura e umidade, além da presença, nesses locais, de dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, e de partículas finas (PM2,5), que afetam a saúde respiratória e cardiovascular, podendo causar câncer.
Os resultados parciais obtidos com o uso da tecnologia foram publicados ainda no final de 2024 na revista científica Urban Climate.
“Os dados de poluentes coletados pelo Sensenet nos dois bairros estudados são satisfatórios, pois foram calibrados a partir de equipamentos certificados”, destacou o Dr. Jorge Soares, professor e coordenador do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC e um dos autores do estudo. Também assinaram o artigo a doutoranda Nayara Gurjão, a Dra. Lara Furtado e o Dr. Jorge Lucas Oliveira Junior, professores visitantes do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da UFC.
Atualmente, o protótipo está na versão 6.0, com melhorias já realizadas para coletar mais poluentes, a exemplo dos compostos orgânicos voláteis (VOCs). Em fase de avaliação, o novo modelo está sendo chamado de SenseAir.
Agora, o equipamento passa a contar com uma webcam que permite, por meio de algoritmos de reconhecimento de imagem, a contagem automática de tráfego. “Uma plataforma web foi desenvolvida para apresentação dos dados por meio de gráficos, mapas e índices de fácil compreensão. Além disso, um aplicativo está sendo construído para visualização dos resultados, promovendo fácil acesso, aplicação e uso para pesquisadores e também para a sociedade”, concluiu o professor Jorge Soares.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Urban Climate (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal do Ceará.
Leia também:

Instituto de Ciência de Tóquio
Universidade de Pádua
Universidade Federal de São Paulo