Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A tuberculose é uma doença respiratória causada pela Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria que afeta normalmente os pulmões e é transmitida por gotículas que um indivíduo infectado expele no ar, geralmente por meio de tosse ou espirro. A tuberculose é a principal causa de morte por infecções, exceto durante as principais pandemias globais causadas por vírus.
Grande parte da pesquisa sobre tuberculose se concentra em sua fisiopatologia — os mecanismos pelos quais as bactérias assumem o controle e infectam um hospedeiro — bem como maneiras de diagnosticar e tratar a doença.
Mas agora um novo estudo se concentrou na transmissão da tuberculose, da perspectiva da própria bactéria, tentando compreender o que ajuda a bactéria a sobreviver durante a transmissão aérea.
O estudo foi liderado pela Dra. Lydia Bourouiba, professora de Engenharia Civil e Ambiental no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e pelo Dr. Carl Nathan, professor de Microbiologia na Escola de Medicina da Universidade Cornell, nos EUA, em colaboração com colegas pesquisadores do MIT, Universidade Cornell, Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), Universidade Rockefeller, Hackensack Meridian Health e da Universidade de Washington.
Após avaliar mais de 4.000 genes da tuberculose, os pesquisadores descobriram uma família de várias centenas de genes que pareceram se tornar importantes enquanto as bactérias estão no ar, entre um hospedeiro e outro. Muitos desses genes estão envolvidos no reparo de danos às proteínas que foram expostas ao ar e oxidadas, enquanto outros influenciam a destruição de proteínas danificadas que não podem ser reparadas.
Os resultados do estudo, publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, podem fornecer novos alvos para terapias de tuberculose que simultaneamente tratam a infecção e previnem sua transmissão.
“Se um medicamento tivesse como alvo o produto desses mesmos genes, ele poderia tratar efetivamente um indivíduo e, mesmo antes que essa pessoa fosse curada, poderia impedir que a infecção se espalhasse para outras pessoas”, concluiu o professor Carl Nathan.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).
Leia também:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Universidade de Basileia
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)