Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso a insulinas análogas de ação rápida e prolongada para pacientes com diabetes tipo 2 na Atenção Primária à Saúde.
A iniciativa amplia as opções terapêuticas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de contribuir para a redução do risco de desabastecimento, especialmente diante das restrições globais de insulinas humanas NPH e regular.
O SUS já oferece acesso gratuito às insulinas humanas NPH e regular há mais de 20 anos, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto no Programa Farmácia Popular.
A transição para as insulinas análogas começará gradualmente em 2025, priorizando inicialmente pacientes com mais de 70 anos, conforme orientações de especialistas e estudos que destacam a alta prevalência de diabetes nessa faixa etária. Em breve, o Ministério da Saúde publicará Nota Técnica com mais detalhes sobre a implementação dessa medida.
Além disso, o Ministério da Saúde destacou a aprovação da primeira Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a fabricação nacional de insulina análoga de ação prolongada (glargina).
A nova PDP fortalece o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, promovendo maior autonomia na produção de medicamentos essenciais no Brasil.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Ministério da Saúde.