
PubChem/NIH
Resolvina D2: estrutura 3D
Fonte
Universidade Autônoma de Madri
Publicação Original
Áreas
Resumo
Um novo estudo descreveu o efeito protetor da Resolvina D2 contra danos vasculares e aneurismas da aorta abdominal, associados à obesidade e hipertensão arterial.
Foco do Estudo
Estudo
Pesquisadores da Espanha e do Reino Unido realizaram recentemente estudo clínico e estudo experimental em modelo animal para avaliar se a Resolvina D2 – um mediador lipídico de pró-resolução derivado de ácidos graxos ômega-3 – poderia prevenir dano vasculares devidos à obesidade e hipertensão, incluindo aneurismas da aorta abdominal.
Os cientistas envolvidos no estudo são pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, da Universidade Complutense de Madri, do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede (CIBER) de Doenças Cardiovasculares, do Hospital Universitário de La Princesa, do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla, do Instituto de Pesquisa Sanitária Gregorio Marañón, na Espanha, e também da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido.
O estudo clínico foi realizado em pacientes com mais de 18 anos, com aneurisma aórtico abdominal (AAA) com mais de 5 cm de diâmetro, ou patologia aorto-ilíaca (não AAA).
Os pesquisadores usaram imagens de ultrassonografia ou tomografia computadorizada e avaliaram pacientes sintomáticos, independentemente do diâmetro do AAA evidenciado pelos exames de imagem.
O estudo em camundongos verificou o efeito da administração da Resolvina D2 na estrutura e função das artérias mesentéricas e na inflamação da aorta.
A pesquisa foi publicada na revista científica Biomedicine & Pharmacotherapy.
Embora numerosos estudos apontem para o sistema imunológico e a resposta inflamatória como os principais atores no desenvolvimento de aneurismas, os medicamentos anti-inflamatórios não se demonstraram eficazes no tratamento de aneurismas. Portanto, acreditamos que é essencial desenvolver novos tratamentos que neutralizem ou mitiguem essa reação inflamatória de outra perspectiva
Resultados
O estudo mostrou que a Resolvina D2 pode atuar na prevenção de danos vasculares e na formação de aneurismas da aorta abdominal, associados à hipertensão e obesidade, e abre portas para novas estratégias terapêuticas com foco na promoção da resolução da inflamação no combate aos danos vasculares associados a diversas patologias.
Demonstramos que, em amostras de pacientes com aneurisma, há alteração nos níveis de expressão de diferentes receptores e enzimas relacionadas a esse processo [inflamatório], além de resposta inflamatória exacerbada. Além disso, utilizando um modelo animal de hipertensão e obesidade, demonstramos que a Resolvina D2 previne a formação de aneurismas, danos ao endotélio e infiltração de células imunes nas artérias
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Biomedicine & Pharmacotherapy (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia completa na página da Universidade Autônoma de Madri (em espanhol).
Leia também:

Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade de Auckland