Leitura rápida

UFMG oferece curso EaD gratuito de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos

Fonte

Faculdade de Medicina da UFMG

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Cuidados Paliativos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas – até o dia 15 de junho de 2025 –  para o curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.

O curso abordará cuidados paliativos como prática multiprofissional, com foco nas necessidades clínicas e psicossociais da pessoa em diferentes cenários de atenção à saúde: domicílio, Instituição de Longa Permanência (ILP), unidade hospitalar, ambulatorial ou especializada.

O objetivo geral do curso – oferecido na modalidade EAD, com carga horária de 210 horas e gratuito – é ampliar a qualificação dos profissionais de saúde para a prática do cuidado paliativo na Rede de Atenção à Saúde (RAS), de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), utilizando a atuação multiprofissional como estratégia de organização e efetivação do cuidado.

Serão abordados os seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), Serviços e Cuidados Paliativos na RAS, Apoio Matricial, Telessaúde, Princípios e Diretrizes do Cuidado Paliativo e Assistência à Pessoa em Cuidado Paliativo.

Com o aprendizado, o profissional poderá contribuir para a integralidade da assistência paliativa na RAS e na gestão da saúde humanizada e centrada nas necessidades da pessoa em diferentes cenários de atenção, incluindo regiões de difícil acesso e populações vulneráveis.

O curso já está disponível para ser iniciado e tem a data limite de término no dia 14 de dezembro de 2025.

O público-alvo são profissionais da área da saúde: assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, cirurgiões dentistas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. Neste primeiro momento, serão oferecidas 5 mil vagas.

O projeto é coordenado pelo Dr. Helian Nunes de Oliveira, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG; pela professora Maria Auxiliadora Cordova Christofaro e pelo Dr. Joaquim Antônio César Mota, professor do Departamento de Pediatria da UFMG.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG
Assessora em Saúde Coletiva de Cursos EaD da UFMG
Professor do Departamento de Pediatria da UFMG

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima