Leitura rápida

Aplicativo gratuito tem foco em mudanças comportamentais importantes para o controle da disfunção temporomandibular
8 de fevereiro de 2025, 14:25

Fonte

Aline Fernandes França, Ciência UFPR

Publicação Original

Áreas

Biomecânica, Computação, Odontologia, Reabilitação

Compartilhar

Resumo

A articulação temporomandibular (ATM) conecta a mandíbula ao crânio e permite a movimentação da boca para funções essenciais, como falar e mastigar — movimentos que podem se repetir duas mil vezes por dia.

A alta frequência de uso também aumenta o risco de disfunções, entre elas a Disfunção Temporomandibular (DTM).

Ruídos, estalos, dor na mandíbula e dor de cabeça são sintomas de pessoas que sofrem com a DTM, que pode causar dor crônica e impacto significativo na qualidade de vida.

“As causas são multifatoriais, podem abranger condições genéticas, comportamentais, psicoemocionais, trauma, sobrecarga por bruxismo”, explicou o Dr. Daniel Bonotto, professor do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sob a orientação do professor Daniel Bonotto e pensando em facilitar a rotina de tratamento, estudantes do curso de Odontologia da UFPR criaram o aplicativo EducaDOR. O app oferece informações sobre a doença e desmistifica aspectos relacionados à dor crônica, incentivando práticas de autocuidado.

Embasado em evidências científicas, o aplicativo reúne conteúdo confiável e útil para pacientes e profissionais da área de saúde. Além de concentrar instruções voltadas aos pacientes, o aplicativo também traz informações que devem ser orientadas por um cirurgião dentista, de acordo com a condição de cada caso.

O aplicativo apresenta seções interativas, que incluem informações gerais sobre a DTM (causas e sintomas); educação sobre dor crônica; autocuidado e exercícios terapêuticos, com orientações práticas para auxiliar o manejo da dor; orientações sobre a relação entre exercícios físicos e a dor crônica e dicas de alimentação.

A equipe também criou um diário de dor, um recurso em que o paciente registra diariamente a intensidade da dor, auxiliando o profissional a identificar a evolução de cada caso.

O aplicativo já está disponível para download gratuito nas principais plataformas digitais (Android e iOS).

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do curso de Odontologia da UFPR

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima