
Fonte
Angela Westin, Universidade de Estocolmo
Publicação Original
Áreas
Resumo
Pesquisadores da Universidade de Estocolmo desenvolveram um método inovador para reduzir o uso de pesticidas na agricultura.
Usando um material funcional de base biológica desenvolvido a partir de nanopartículas de lignina, um polímero natural encontrado na madeira, os pesticidas podem ser fixados e absorvidos pelas superfícies das plantas.
O material permite que os pesticidas fiquem ativos por até dois meses, protegendo as plantas e podendo reduzir drasticamente o uso de produtos químicos na agricultura.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Quase 4 milhões de toneladas de pesticidas são usadas globalmente a cada ano, mas menos de 25% desse total atinge o alvo pretendido. O restante acaba no solo por meio de pulverização, chuva ou se decompõe devido à luz ultravioleta.
Neste cenário, existe uma demanda crescente por materiais funcionais de base biológica que possam garantir a entrega controlada de pesticidas e minimizar a perda de ingredientes ativos no setor agrícola, reduzindo o impacto do uso dos produtos químicos sobre a saúde e o meio ambiente.
Estudo
Matilda Andersson, doutoranda no Departamento de Materiais e Química Ambiental da Universidade de Estocolmo, na Suécia, desenvolveu uma tecnologia de nanopartículas de base biológica usando lignina como material base.
Ao modificar a lignina – um subproduto atualmente subutilizado de indústrias de madeira – com derivados de ácidos graxos, a pesquisadora criou partículas que aderem à superfície cerosa das plantas e penetram na camada protetora das folhas.
As nanopartículas de lignina esterificadas (ELNPs) atuam como carreadores e agentes de liberação controlada de compostos hidrofóbicos. Nos testes, os pesquisadores usaram a curcumina como composto modelo hidrofóbico, incorporada durante a fabricação de ELNPs com eficiência de retenção superior a 95%.
O estudo foi orientado pelo professor Mika Sipponen e publicado na revista científica ACS Applied Materials & Interfaces.
Este método tem o potencial de reduzir a quantidade de pesticidas necessária, o que beneficia não apenas os agricultores, mas também o meio ambiente. Nosso próximo passo é testar as nanopartículas à base de lignina em condições práticas para validar sua eficácia de longo prazo em plantações em crescimento
Resultados
Nos testes conduzidos pela equipe de pesquisa, as ELNPs apresentaram uma liberação sustentada de curcumina por 60 dias em meio oleoso, com uma taxa de liberação ajustável dependente da proporção em massa entre lignina e curcumina.
A pesquisa mostrou que as novas nanopartículas podem reduzir potencialmente a quantidade necessária de pesticida, ajudando a proteger o meio ambiente, já que efetivamente entregam os pesticidas às plantas, evitando que sejam levados pela chuva ou irrigação ou reduzindo este efeito.
Uma característica importante das novas nanopartículas é a capacidade de regular a liberação de pesticidas por até 60 dias. A liberação gradual garante proteção de longo prazo, tornando o método mais eficaz do que os pesticidas tradicionais. Ao mesmo tempo, reduz o risco de contaminação e riscos à saúde, que geralmente são associados ao uso excessivo de pesticidas.
As nanopartículas à base de lignina podem se tornar uma parte importante do desenvolvimento de técnicas agrícolas mais sustentáveis, reduzindo a dependência de produtos químicos e melhorando a proteção ambiental.
Nosso objetivo é desenvolver ainda mais tecnologias sustentáveis que possam resolver os desafios reais enfrentados pela agricultura
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica ACS Applied Materials & Interfaces (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Estocolmo (em inglês).
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Embrapa oferece capacitação gratuita e on-line sobre ‘Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono’
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Universidade Federal de Minas Gerais