Notícia com publicação científica
Pesquisadores desenvolvem nova plataforma para auxiliar na compreensão da recuperação óssea após fratura
Plataforma de mecanômica baseada em transcriptômica espacial mostra detalhes da recuperação óssea em nível celular após fratura
Freepik
28 de janeiro de 2025, 11:49

Fonte

Fabio Bergamin, CoOmunicação Corporativa do ETH Zurique

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Bioinformática, Biologia, Biomateriais, Biomecânica, Cirurgia, Engenharia Biológica, Fisiatria, Genética, Microbiologia, Ortopedia, Reabilitação, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

A vulnerabilidade óssea às fraturas representa uma fragilidade importante, especialmente durante o envelhecimento. Portanto, terapias que fortaleçam os ossos e possam evitar uma fratura, bem como proporcionem uma recuperação mais rápida se a fratura ocorrer, são foco de estudos científicos há anos.

Neste sentido, pesquisadores desenvolveram recentemente uma nova plataforma ‘ômica’ onde conseguiram realizar uma análise genética e celular do ambiente local ósseo em camundongos após uma fratura.

O estudo comparou a recuperação óssea em animais controle e animais sujeitos a uma terapia de vibrações, onde cargas externas foram aplicadas localmente. Com o uso da plataforma, os pesquisadores puderam acompanhar a evolução óssea em nível celular, compreendendo melhor os mecanismos envolvidos na recuperação óssea.

Com este novo conhecimento, novas terapias podem ser desenvolvidas no futuro para tornar os ossos mais resistentes e menos sujeitos a fraturas.

Foco do Estudo

Compreender os mecanismos celulares envolvidos na recuperação óssea estimulada por forças externas usando uma nova plataforma de mecanômica baseada em transcriptômica espacial.

Por que é importante?

Estudo

A plataforma de mecanômica baseada em transcriptômica espacial apresenta oportunidades únicas para investigar questões fundamentais dentro do campo da mecanobiologia óssea: (i) quais genes, populações de células e vias de sinalização respondem a estímulos mecânicos locais; (ii) como as respostas desses genes, populações celulares e vias de sinalização mudam em função do ambiente mecânico local; e (iii) como a ‘dose mecânica’ administrada por terapias de intervenção mecânica pode ser otimizada para atingir resultados específicos

Pesquisadores do ETH Zurique envolvidos no estudo, na conclusão do artigo publicado na revista Science Advances

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Ciências da Saúde e Tecnologia e líder do Laboratório de Biomecânica Óssea do ETH Zurique
Pesquisador do Instituto de Biomecânica do ETH Zurique

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima