Notícia com publicação científica
Hormônio pode potencializar ação imune mais longa e persistente de vacinas
Resposta imune das vacinas pode ser potencializada pelo hormônio trombopoetina, ligado à produção de plaquetas
Freepik
17 de janeiro de 2025, 17:22

Fonte

Júlio Bernardes, Jornal da USP

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica, Farmácia Clínica, Genômica, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Vacinas

Compartilhar

Resumo

Em uma pesquisa internacional multicêntrica, cientistas estudaram como a resposta imune provocada por vacinas poderia ser potencializada por mais tempo.

Os pesquisadores identificaram que as plaquetas estão associadas a essa resposta imune persistente, e que o hormônio trombopoetina (TPO) – produzido no fígado e nos rins e que ativa os megacariócitos a se diferenciarem em plaquetas – potencializa essa resposta imune mais longa.

Foco do Estudo

Compreender como a ação das vacinas sobre o sistema imune pode ser potencializada por mais tempo.

Por que é importante?

Estudo

Esse trabalho começou com a proposta de fazer vacinologia de sistemas, tentando desvendar o mecanismo molecular da imunidade que era induzida pela vacina contra H5N1. Para compreender esse mecanismo, a vacinologia de sistemas tem que combinar tecnologias ômicas e dados imunológicos

Dr. Helder Nakaya, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FCF-USP) e coautor do artigo.

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein.

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima