Leitura rápida

Novo inseto-robô poderá, no futuro, ajudar na polinização artificial
16 de janeiro de 2025, 13:28

Fonte

Adam Zewe, MIT News

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Biofísica, Ciência dos Materiais, Robótica, Sistemas de Controle

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, estão desenvolvendo insetos robóticos que poderão um dia sair em enxames de ‘colmeias mecânicas’ para realizar polinização rápida e precisa.

Até aqui, mesmo os melhores robôs do tamanho de insetos não conseguiam competir com polinizadores naturais como as abelhas, principalmente em relação à resistência, velocidade e manobrabilidade.

Mas, recentemente, levando em conta a anatomia de polinizadores naturais, os pesquisadores conseguiram melhorar o projeto de insetos-robôs e chegaram a soluções que são muito mais ágeis e duráveis ​​do que as versões anteriores.

Os novos robôs, extremamente leves, podem pairar por até mais de 15 minutos, voar significativamente mais rápido do que versões anteriores e completar manobras acrobáticas complexas. Tudo isso com maior resistência e vida útil mais longa.

O estudo e projeto do novo inseto-robô foi publicado na revista Science Robotics.

“Com a vida útil e a precisão melhoradas deste robô, estamos nos aproximando de algumas aplicações muito interessantes, como a polinização assistida”, disse o Dr. Kevin Chen, chefe do Laboratório de Microrrobótica e Robótica Leve do MIT e autor sênior do artigo científico.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Chefe do Laboratório de Microrrobótica e Robótica Leve do MIT

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima